quinta-feira, 26 de julho de 2007

Neva em S.Tiago !

Neva em S.Tiago !
De quando é esta fotografia ?

Ainda as 7 Maravilhas de Portugal !






Ainda as 7 Maravilhas de Portugal !
ATM

Ainda as 7 Maravilhas do Mundo...








Ainda as 7 Maravilhas do Mundo...
Deslumbrantes.Sempre maravilhosas!
AT

Personalidades da nossa Cidade de Rebordosa


Personalidades da nossa Cidade de Rebordosa

Faz 35 anos de Sacerdote da Igreja CatólicaP. António Teixeira MachadoNascido em Costumeiro, Rebordosa, a 1 de Novembro de 1943.Filho de Manuel Moreira Machado e Rosa Rodrigues Teixeira.Com sete irmãos, sendo o mais velho dos varões.Estudou nos seminários da Congregação dos Padres do Espírito Santo.Estagiou em Sá da Bandeira, Angola,no Seminário - Colégio do Jau nos anos 1970 -1972.Exerceu funções docentes, missionárias e serviço junto das Forças Armadas no Sul de Angola: Cafima, Cunene,Omupanda e outros locaisEm 1972 concluiu a Formatura na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Ordenado presbítero na igreja paroquial de S. Domingos de Rana peloBispo D. António de Castro Xavier Monteiro no dia 16 de Abril de 1972.Seguiu novamente para as Missões de Sá da Bandeira, Angola, para o Seminário - Colégio do Jau durante o ano de 1973.Depois foi nomeado para a Missão Católica da Omupanda, em Pereira de Eça, no Cunene.Regressado a Portugal em Outubro de 1974, por motivos de saúde da mãe. Acompanhou a mãe até ao dia da sua morte ocorrida a 18 de Abril de 1975.Depois permaneceu ao serviço da paróquia de Rebordosa como coadjutor a partir de 6 de Maio de 1981.Nomeado pároco de Seroa, Paços de Ferreira a 5 de Novembro de 1983, e da qual não tomou posse.Em 25 de Dezembro, nomeado pároco de S. Jorge pelo bispo D. Júlio Tavares Rebimbas.Exerceu funções docentes como professor de EMRC e na Escola Secundária de Baltar - Paredes desde 1981 a 1984.Depois na Escola EB 2.3 Fernando Pessoa de Santa Maria da Feira.Curso de Filosofia.Curso de Teologia.Curso de Habilitação Pedagógica nas Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa - Porto em 1990 .Habilitação para docência em Hunanidades: Português, Francês, Inglês,História, Literatura Portuguesa,Latim,Grego, Psicologia, Teologia, etc.Introdução às linguas Alemã, Castelhano,Italiano, Turco, Hebraico, linguas do Sul de Angola : Vamhuila, Nhaneca, Cuanhama e Umbundu.Exerce as mesmas funções na Escola EB 2.3 Fernando Pessoa – Santa Maria da Feira de 1984 a 2007.Actualmente Pároco de Caldas de S. Jorge desde 8 de Janeiro de 1984, tendo assumido funções de Administrador Paroquial de Canedo em 1998 e 1999, exercendo idênticas funções temporârias em Milheirós de Poiares e Sanguedo.Completando neste ano de 2007, 35 anos de Vida sacerdotal sendo 22 anos ao serviço desta Vila de Caldas de São Jorge.

Igreja Matriz da Cidade de Rebordosa















Igreja Matriz da Cidade de Rebordosa
Tecto antes do restauro actual
ATM

São Miguel Arcanjo...


São Miguel Atcanjo, Orago da Cidade de Rebordosa
OArcanjo São Miguel comemorado em 29 de Setembro
São Miguel Arcanjo, cujo nome significa "o que é um com Deus", é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal.
É o anjo do arrependimento e da justiça.
Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:
- Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: "Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno".
- No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte:
"Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo.
Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo".
- Na carta de São Judas, lê-se:
"O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: "Que o Senhor o condene". Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos.
E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.
ATM